Valuation: o que é e qual a importância para sua empresa

Valuation é o nome dado ao processo de determinar o valor de um determinado ativo ou  quanto vale uma empresa. Trata-se de um estudo realizado por um profissional da área  para orientar decisões estratégicas e monitorar o desempenho empresarial, além de ser imprescindível no fechamento de transações, como fusões e aquisições.

Ainda que envolva a análise de várias informações financeiras, contábeis e outros indicadores, a valoração de uma companhia também depende de fatores subjetivos. Por isso, apenas um profissional pode fazer esse cálculo da maneira correta. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é valuation

O valuation é uma técnica utilizada para determinar o preço justo ou valor intrínseco de um ativo real ou financeiro. O objetivo é fornecer uma avaliação fundamentada do valor de determinado bem para orientar, por exemplo, a tomada de decisões de investimento, fusões e aquisições, vendas de empresas e avaliação do patrimônio líquido.

Por se tratar de uma informação estratégica, companhias de todos os portes podem se beneficiar deste cálculo. No entanto, é preciso tomar cuidado, já que a valoração correta depende de uma série de variáveis, não apenas de planejamento financeiro e análise do patrimônio físico. Entre os diversos aspectos considerados, estão:

  • Retorno financeiro;
  • Reputação;
  • Capacidade de crescimento e sustentação das vendas;
  • Fluxo de caixa;
  • Concorrência;
  • Índices de desempenho;
  • Conteúdo intelectual.

Justamente por incluir tantos aspectos, inclusive análises do mercado em que o negócio está inserido, é necessário recorrer a um profissional, como um assessor contábil, para calcular o valuation da sua empresa. Antes da contratação, certifique-se de que ele está atualizado das novidades do setor de atuação da empresa.

Qual é a importância do valuation

Ainda que muitas organizações se preocupem com o valuation só quando vão fechar algum negócio, como uma fusão ou venda, a ferramenta é importante para orientar a tomada de decisões estratégicas. Pode funcionar, por exemplo, como um monitor de performance empresarial, indicando pontos fortes e fraquezas das operações.

A seguir, listamos algumas frentes em que a valoração pode ser útil. Confira:

  • Decisão sobre investimentos

O valuation fornece uma base sólida para tomar decisões de investimento. Se uma empresa está buscando levantar capital, tanto por meio de investidores quanto de IPO (sigla em inglês para Oferta Pública Inicial), ele é crucial para determinar a quantidade de capital que deve ser levantada e a que preço.

  • Fusões e aquisições

No contexto de fusões e aquisições, o valuation permite que as partes interessadas determinem o preço justo para a transação e avaliem a atratividade do negócio em questão. Também é importante para guiar a negociação sobre termos e condições da transação, além de identificar sinergias e riscos.

  • Estratégia empresarial

A valoração permite que a empresa avalie a saúde financeira, identifique áreas que precisam de melhorias e compreenda o impacto de diferentes decisões estratégicas no valor global da empresa. Assim, a análise de oportunidades de expansão, entrada em novos mercados e desenvolvimento de novos produtos, por exemplo, se tornam mais assertivas.

  • Avaliação de desempenho

Acompanhar o valuation ao longo do tempo ajuda a avaliar o desempenho da empresa. Isso porque comparar o valor atual com anteriores pode fornecer insights sobre crescimento, eficiência operacional e criação de valor para os acionistas. Isso é especialmente relevante para empresas de capital aberto, cuja informação é refletida no preço das ações.

  • Atrair investidores e parceiros

Uma avaliação adequada e transparente pode atrair investidores e parceiros estratégicos, pois mostra a saúde financeira e o potencial de crescimento de uma empresa. Esses stakeholders estão em busca de um retorno justo e alinhado com seus objetivos estratégicos. Portanto, uma avaliação precisa pode aumentar a confiança e o interesse das partes.

Como calcular o valuation

Existem vários métodos para se chegar ao valuation. Um especialista pode indicar qual se encaixa melhor às necessidades de cada operação. É possível utilizar apenas um tipo ou uma combinação deles, a depender dos objetivos e da realidade da empresa. Após esse alinhamento, é preciso reunir todas as informações necessárias.

Vale lembrar que é necessário que os números atendam às exigências das auditorias e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), no caso das companhias de capital aberto, além de cumprir obrigações de fiscalização associadas.

A IRKO Hirashima conta com um time de especialistas que podem ajudar a sua empresa a calcular o valuation. Entre em contato e fale com um de nossos profissionais!

 

Sobre a IRKO Hirashima

A IRKO Hirashima foi fundada em 2017, originalmente como Irkonsult, empresa do Grupo IRKO — cuja atuação no país já soma mais de 65 anos. Em 2019, nos unimos à Hirashima Associados, companhia com 17 anos de mercado. Da união, surgiu uma marca ainda mais robusta na prestação de serviços nas áreas de Auditing, M&A, Risk Advisory, Tax Advisory e Accounting, entre outros, que vem crescendo exponencialmente. 

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.

Temos como prioridades máximas o atendimento de excelência a nossos clientes e o desenvolvimento constante de nossa equipe. Por isso, fomos a primeira empresa da América Latina a oferecer a certificação internacional ACCA para todo seu quadro de colaboradores.

Nossos resultados também foram reconhecidos pela Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. A IRKO Hirashima figura nos rankings das melhores companhias brasileiras nos segmentos de Audit, IPO Readiness e Transaction Services.

Em 2021, como parte do Grupo IRKO, passamos a ser membros da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

Junto desta rede, fomos listados pelo IAB (International Accounting Bulletin) a 8º maior empresa de serviços profissionais do Brasil em faturamento.