O que é, para que serve e como calcular o EBITDA de uma empresa

Se você já pensou em investir em uma empresa, provavelmente ouviu falar no EBITDA. Trata-se da sigla em inglês para “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”, uma métrica importante para analisar a saúde financeira, uma vez que desconsidera custos que não estão diretamente relacionados à atividade principal de uma companhia. Não à toa, a maioria dos negócios divulgam esse indicador em seus balanços, mesmo não sendo obrigatório.

O que é EBITDA?

O EBITDA é uma medida do desempenho operacional de uma empresa, focando apenas em sua capacidade de gerar lucro proveniente do core business, excluindo os efeitos de juros, impostos, depreciação e amortização. Em resumo, ele representa a capacidade de geração de caixa antes de considerar fatores financeiros e contábeis que não estão diretamente relacionados à atividade principal do negócio.

No Brasil, as organizações não são obrigadas a divulgar esse dado. No entanto, a maioria delas opta por calcular e publicar o resultado em seus balanços. Por isso, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) criou, em 2012, um padrão para as empresas de capital aberto que desejam divulgar o índice. Mesmo assim, elas podem utilizar a forma tradicional do cálculo – excluindo ou incluindo certos valores – desde que informem que se trata de um “EBITDA ajustado”.

Para que serve o EBITDA?

Essa métrica é frequentemente usada por investidores, analistas financeiros e gestores para avaliar o desempenho operacional de uma empresa, independentemente da estrutura de capital ou políticas tributárias. Assim, fica mais fácil comparar companhias de diferentes setores ou países.

O EBITDA também ajuda a determinar o desempenho operacional de uma organização ao longo do tempo – o aumento do resultado pode indicar uma melhoria na eficiência operacional, enquanto a diminuição pode sinalizar problemas internos. 

Além disso, essa ferramenta também auxilia gestores e investidores a tomarem decisões estratégicas, como aquisições, fusões e grandes investimentos, dado que o índice reflete o potencial de geração de caixa daquele negócio. No mesmo sentido, calcular o EBITDA projetado ajuda os empresários a avaliar a viabilidade de projetos futuros de acordo com a capacidade de gerar lucro.

Como calcular o EBITDA

Tradicionalmente, o cálculo é feito por meio da fórmula  EBITDA = Lucro Operacional + Depreciação + Amortização, em que:

  • Lucro Operacional: É o lucro gerado pelas atividades principais da empresa, excluindo os custos financeiros e de impostos;
  • Depreciação: É a alocação de custos associados à depreciação de ativos físicos, como equipamentos e edifícios; e
  • Amortização: Refere-se à alocação de recursos associados à amortização de ativos intangíveis, como patentes e marcas registradas.

Outro cálculo que o mercado costuma analisar é a margem EBITDA, que permite entender que fatia da receita foi realmente transformada em geração de caixa. Esse é um dado importante na comparação entre empresas de diferentes portes, pois uma grande empresa pode ter, em reais, um EBITDA maior do que uma pequena. Porém, a quantia por si só não é suficiente, por isso, considerar o desempenho em relação à receita ajuda a avaliar a eficiência da companhia em gerar caixa.

Nesse caso, a fórmula é: Margem EBITDA = EBITDA / Receita da empresa no período analisado.

Cuidados ao analisar o EBITDA

O mercado financeiro considera o EBITDA um dos indicadores mais importantes de uma companhia porque está livre de possíveis “manobras” contábeis para inflar resultados. Outra vantagem é que a métrica não contabiliza efeitos financeiros pontuais, como o pagamento de juros ou o recebimento de incentivos fiscais sazonais.

No entanto, esse valor não deve ser a única métrica observada ao avaliar a saúde financeira de um negócio, uma vez que não considera fatores como despesas com capital e mudanças no capital de giro. Investidores e parceiros em potencial precisam incluir a análise de receita, despesas, endividamento, lucro e outros indicadores para entenderem a verdadeira situação de uma companhia.

Além disso, alguns setores, como as instituições financeiras, não conseguem calcular o EBITDA devido à natureza dos negócios, ou seja, é impossível excluir os custos com operações financeiras porque sua atividade está diretamente ligada a elas.

A IRKO Hirashima conta com um time de especialistas que podem ajudar a sua empresa a calcular o EBITDA e outros indicadores contábeis e financeiros. Entre em contato e fale com um de nossos profissionais!

 

Sobre a IRKO Hirashima

A IRKO Hirashima foi fundada em 2017, originalmente como Irkonsult, empresa do Grupo IRKO — cuja atuação no país já soma mais de 65 anos. Em 2019, nos unimos à Hirashima Associados, companhia com 17 anos de mercado. Da união, surgiu uma marca ainda mais robusta na prestação de serviços nas áreas de Auditing, M&A, Risk Advisory, Tax Advisory e Accounting, entre outros, que vem crescendo exponencialmente.

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.

Temos como prioridades máximas o atendimento de excelência a nossos clientes e o desenvolvimento constante de nossa equipe. Por isso, fomos a primeira empresa da América Latina a oferecer a certificação internacional ACCA para todo seu quadro de colaboradores.

Nossos resultados também foram reconhecidos pela Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. A IRKO Hirashima figura nos rankings das melhores companhias brasileiras nos segmentos de Audit, IPO Readiness e Transaction Services.

Em 2021, como parte do Grupo IRKO, passamos a ser membros da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

Junto desta rede, fomos listados pelo IAB (International Accounting Bulletin) a 8º maior empresa de serviços profissionais do Brasil em faturamento.