As diferenças entre aquisição, fusão e cisão

Existem várias razões que motivam empresas a se fundirem ou adquirem umas às outras, como a busca por mais eficiência, diminuição de custos ou mesmo uma nova estratégia de gestão.

Essas transações também podem ser realizadas entre empresas de propriedade mútua ou entre uma empresa privada e uma empresa de capital aberto, por exemplo. Entretanto, é importante compreender corretamente os conceitos para tomar a decisão mais acertada e evitar futuros transtornos.

Você sabe, por exemplo, as diferenças entre incorporação, cisão, fusão e aquisição de empresas? Continue a leitura que vamos te explicar.

Aquisição  e incorporação

Segundo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, a aquisição ocorre quando um agente econômico adquire o controle ou parcela substancial da participação de outro agente econômico. A personalidade jurídica da organização adquirida, portanto, não deixa de existir, mas agora passa a contar com a participação societária – e tudo que isso abrange – de outro grupo.

Já a incorporação, que pode ser considerada um tipo de aquisição, é um processo cuja finalidade é absorver uma ou mais sociedades. Todas as obrigações dessa sociedade são assumidas, como as trabalhistas, bem como seus direitos e vantagens, a exemplo de propriedade e patentes. Quando uma empresa é incorporada, ela deixa de existir – portanto, não terá mais responsabilidade ou deveres legais.

Fusão

A fusão consiste na reunião de duas ou mais empresas em um único e novo negócio. Com isso, a partir da soma de suas vantagens competitivas, elas podem ampliar seu alcance de mercado, acelerar seu crescimento ou mesmo expandir suas possibilidades de financiamento. Nessa transação, uma empresa poderá ser a controladora e a outra, a controlada.

Cisão

Já na cisão, uma parcela do patrimônio é transferida para uma ou diversas sociedades já existentes no mercado. A operação costuma ser adotada quando, por exemplo, uma empresa deseja abrir mão de uma atividade secundária para focar em seu negócio principal – uma questão estratégica, portanto. Também é útil em casos de planejamento tributário, sucessão ou conflitos entre sócios.

Diferenças sutis

Dessa maneira, as diferenças entre fusão, aquisição, cisão e incorporação de empresas podem ser sutis. Em suma, enquanto na fusão duas organizações continuam existindo após a operação, na aquisição a empresa adquirida desaparece como parte da estratégia de negócios. 

Para simplificar, fique atento aos seguintes termos:

  • Patrimônio: Na fusão, o patrimônio das empresas é somado, já que as empresas não existirão mais de forma individual. Na cisão, uma empresa transfere parte ou todo o seu patrimônio para a outra. Na incorporação, por outro lado, há a absorção de parte ou de todo o patrimônio da entidade incorporada. 
  • Sociedade: A cisão não exige formação de sociedade, somente a divisão do patrimônio de uma pessoa jurídica já constituída. Na fusão, duas ou mais sociedades são unidas para formar uma única pessoa jurídica. Já a incorporação faz com que uma sociedade se torne proprietária da incorporada.
  • Extinção: A incorporação resulta na extinção de pelo menos uma das empresas, enquanto a outra pessoa jurídica permanece. Na fusão, as organizações deixam de existir para dar lugar a uma nova companhia. Na cisão total, a organização dividida também é extinta, ao contrário do que ocorre na cisão parcial.


O que fazer?

Muitos gestores podem ficar com dúvidas na hora de optar entre a aquisição ou a incorporação, entre a  cisão ou a fusão. Afinal, perceber qual operação mais se adapta ao desenho do seu negócio nem sempre é fácil. Isso envolve, também, seus objetivos: redução de custos, crescimento, expansão geográfica, ganho de expertise ou de produtividade? Há diversas variáveis.

Por isso, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada, como a IRKO Hirashima. Trabalhamos com consultores de excelência, oferecemos soluções para todas as dificuldades e ajudamos a criar um futuro mais estratégico. Nossas metodologias estão sempre alinhadas às demandas de nossos clientes.

Quer tirar suas dúvidas sobre o tipo de transação mais adequada para sua empresa? Contate-nos agora mesmo!

Sobre a IRKO Hirashima

A IRKO Hirashima foi fundada em 2017, originalmente como Irkonsult, empresa do Grupo IRKO — cuja atuação no país já soma mais de 65 anos. Em 2019, nos unimos à Hirashima Associados, companhia com 17 anos de mercado. Da união, surgiu uma marca ainda mais robusta na prestação de serviços nas áreas de Auditing, M&A, Risk Advisory, Tax Advisory e Accounting, entre outros, que vem crescendo exponencialmente.  

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança. 

Temos como prioridades máximas o atendimento de excelência a nossos clientes e o desenvolvimento constante de nossa equipe. Por isso, fomos a primeira empresa da América Latina a oferecer a certificação internacional ACCA para todo seu quadro de colaboradores.

Nossos resultados também foram reconhecidos pela Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. A IRKO Hirashima figura nos rankings das melhores companhias brasileiras nos segmentos de Audit, IPO Readiness e Transaction Services. 

Em 2021, como parte do Grupo IRKO, passamos a ser membros da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

Junto desta rede, fomos listados pelo IAB (International Accounting Bulletin) a 8º maior empresa de serviços profissionais do Brasil em faturamento.