Profissional do futuro: quais habilidades serão necessárias?

Automação, análise de dados, inteligência artificial, realidade virtual e robótica são alguns dos termos que definirão o futuro do trabalho nos próximos anos e décadas. Em um cenário em que a tecnologia pode substituir parte das tarefas hoje realizadas por pessoas, as empresas começaram a imaginar o profissional do futuro. 

Relatório do Fórum Econômico Mundial, de 2020, analisou expectativas para 26 economias e 15 setores até 2025. A conclusão foi a de que, até lá, 85 milhões de postos de trabalho podem ser deslocados por uma mudança na divisão de trabalho entre humanos e máquinas. Além disso, 97 milhões de novas posições mais adaptadas a essa nova realidade devem surgir.

Portanto, as companhias que adotarem as novas tecnologias exigirão competências diferentes de seus trabalhadores, que deverão ter não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades interpessoais e mentais. Falaremos neste artigo como os profissionais precisam se desenvolver para estarem preparados para o futuro. Siga com a gente!

Aprendizagem contínua

A tecnologia está avançando rapidamente. Para se ter uma ideia, o primeiro iPhone, da Apple, chegou ao Brasil em 2008 e em pouco mais de 15 anos após o lançamento, já possui mais de 30 modelos sucessores. Por isso, é necessário que os profissionais consigam assimilar novos conhecimentos, adotar tecnologias inovadoras e acompanhar as tendências do mercado. Assim, aqueles sempre dispostos a aprender vão se destacar.

Neste contexto, existem dois termos que regem a aprendizagem contínua: upskilling, ou seja, o aprimoramento das habilidades, e reskilling, que, em português, significa requalificação. Isso significa que o trabalhador precisa estar preparado tanto para melhorar competências que já tem quanto para aprender novos conhecimentos ligados ao ramo de atuação.

Pensamento crítico e solução de problemas

Em uma realidade onde as máquinas poderão fazer grande parte do trabalho braçal, o funcionário irá se destacar por suas habilidades comportamentais. Portanto, a capacidade de pensar criticamente e encontrar soluções criativas serão muito importantes. A chamada flexibilidade cognitiva une criatividade, raciocínio lógico e sensibilidade para resolver problemas com base em experiências anteriores.

Além disso, o pensamento crítico é essencial para questionar suposições e pensar sob diferentes perspectivas, considerando, inclusive, aspectos morais e éticos durante a tomada de decisões. Este ainda é um desafio das novas tecnologias, principalmente quando envolve o uso de inteligência artificial.

Inteligência emocional e habilidades sociais

Inteligência emocional e habilidades sociais também se destacam entre demandas do futuro. Saber lidar com as próprias emoções e com as de outras pessoas possibilita que o indivíduo se adapte para conseguir os melhores resultados, mesmo diante de adversidades. Ao mesmo tempo, saber trabalhar em equipe, dialogar e cooperar, que são as chamadas habilidades interpessoais, são essenciais para a realização de tarefas de maneira mais ágil e eficaz, além de promover um ambiente corporativo mais saudável.

Papel das empresas e do poder público

Ainda que os trabalhadores devam se manter atualizados e investir nas soft skills – nome dado às competências que fogem do conhecimento técnico –, as empresas e o poder público têm um papel importante no desenvolvimento dos profissionais do futuro. Isso porque nem sempre é possível se desenvolver sem a infraestrutura necessária.

É importante que as companhias invistam no treinamento da nova força de trabalho e fomentem um ambiente de aprendizado contínuo nas organizações. Já os governos, além de priorizar a educação da população, precisam direcionar recursos para a infraestrutura, viabilizando o acesso dos cidadãos às novas tecnologias.

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Sobre a IRKO Hirashima

A IRKO Hirashima foi fundada em 2017, originalmente como Irkonsult, empresa do Grupo IRKO — cuja atuação no país já soma mais de 65 anos. Em 2019, nos unimos à Hirashima Associados, companhia com 17 anos de mercado. Da união, surgiu uma marca ainda mais robusta na prestação de serviços nas áreas de Auditing, M&A, Risk Advisory, Tax Advisory e Accounting, entre outros, que vem crescendo exponencialmente. 

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança. 

Temos como prioridades máximas o atendimento de excelência a nossos clientes e o desenvolvimento constante de nossa equipe. Por isso, fomos a primeira empresa da América Latina a oferecer a certificação internacional ACCA para todo seu quadro de colaboradores.

Nossos resultados também foram reconhecidos pela Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. A IRKO Hirashima figura nos rankings das melhores companhias brasileiras nos segmentos de Audit, IPO Readiness e Transaction Services. 

Em 2021, como parte do Grupo IRKO, passamos a ser membros da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

Junto desta rede, fomos listados pelo IAB (International Accounting Bulletin) a 8º maior empresa de serviços profissionais do Brasil em faturamento.