Data Assurance: o que é e por que tão importante?

Uma das maiores tendências do mercado atual é a utilização de dados de maneira estratégica para tomada de decisões e construção de um bom planejamento estratégico do negócio. Nesse sentido, o Data Assurance entra com um fator importante para executar esse conceito com efetividade.

Apesar de ser extremamente importante para tempos onde a informação é considerada como um grande capital para as organizações, não basta que todos os dados sejam utilizados.

O Data Assurance é o processo — ou um conjunto deles — que garante a confiança de dados para as necessidades específicas do negócio. Isto é, significa que as informações a serem utilizadas, sejam seguras e realmente utilizáveis.

Você já ouviu falar sobre esse assunto? Ou melhor, você utiliza dados na sua empresa, mas não tem tanta certeza que sejam confiáveis? Conversamos com Ruy Luiz, Associado de Controles Internos da IRKO Hirashima, Acompanhe aqui a importância do Data Assurance!

O que significa o Data Assurance?

Desde que a Lei Geral Proteção de Dados (LGPD), ou seja, a Lei nº 13.709/2018 surgiu, muito se falou sobre a cybersegurança. Mas e sobre a qualidade dessas informações é um tema que pouco é explorado entre os especialistas sobre dados.

Em resumo, podemos resumir que Data Assurance é um conjunto de processos que visam garantir a eficácia de processos em negócios e a confiabilidade das informações geradas através da atividade desses processos. Sabendo da importância dos dados para a estratégia das empresas, é fundamental que eles sejam realmente confiáveis.

Afinal de contas, utilizar dados sem qualidade podem levar empresas a terríveis tomadas de decisões, que comprometem totalmente o desempenho do negócio. 

Uma série de ferramentas podem ser utilizadas para fazer a análise dos dados e verificar se são realmente utilizáveis. Entre elas, podemos destacar técnicas de análise exploratória de dados, análise estatística, machine learning e visualização de dados, também conhecida como “data visualisation”.

Qual a importância do Data para as empresas?

Mas por qual motivo, de fato, é importante trabalhar com dados realmente confiáveis? A priori podemos definir que o uso de informações equivocadas pode resultar em problemas de ordem jurídica, contábil, financeiro, tributário, entre outros para as empresas.

 Entretanto, existe uma série de tópicos relevantes que identificamos ao aplicar o Data Assurance nas organizações, tais como:

Maximização de oportunidades

Primeiramente, dados são utilizados em empresas para que possamos tomar decisões importantes e ampliar os bons desempenhos. Entretanto, a gestão de riscos focada em Data Assurance garante que essa aplicação realmente seja eficiente para organizações.

Assim, quando contamos com alta qualidade de informação, essa efetividade dos processos executados ampliam as oportunidades das empresas e garantem que os planejamentos estratégicos sejam realizados conforme foi esperado em seu desenvolvimento.

Diminuição de riscos

Lidar com os riscos são grandes desafios para as organizações, entretanto, trabalhar da forma incorreta com qualquer tipo de dado, eleva as chances de ocorrerem problemas para as empresas. Isso acontece, por exemplo, quando falamos das premissas da LGPD.

Dessa forma, o Data Assurance utiliza suas ferramentas para avaliar quais são as probabilidades dos dados de afetar negativamente os riscos. Essa preocupação será fundamental para ter mais produtividade com a aplicação da estratégia da cultura focada em dados.

Aumento de confiança

Como os dados são utilizados para tomada de decisão, o uso do Data Assurance garante que esses dados não sejam fragmentados ou com poucas informações realmente relevantes para o negócio. 

Outro ponto importante que gera mais confiança é que as informações não sejam voláteis. Ou seja, com o decorrer do tempo, aqueles dados não mudam rapidamente e uma determinada análise sob eles levam interpretações distintas para decisões. A consistência é essencial para garantir informação de qualidade.

Estímulo à inovação

Parte das ferramentas adotadas no Data Assurance são baseadas em o que é mais moderno em termos de tendências para a área de inovação. Quando incluímos esse conjunto de soluções, trabalhamos a cultura inovativa nas organizações.

E sabendo da importância desse tema, é muito importante que a inovação seja trabalhada nas empresas. Quanto mais preparada para as tendências do seu setor, mais estratégicas elas estarão frente a sua concorrência no potencial mercado.

Proteção de dados

Parte das práticas auditáveis que visam promover a qualidade dos dados, trabalham com a proteção das informações. Esse tipo de atitude gera ainda mais confiança para que líderes utilizem números e análises na tomada de decisão.

Além disso, outro ponto que podemos destacar é que um dos conceitos para garantir que dados sejam realmente confiáveis, é que eles sejam obtidos de maneira ética. Esse tipo de preocupação garante que todas as premissas da LGPD sejam cumpridas.

Melhora na eficiência de processos

Por fim, podemos destacar a relação com eficiência de processos e, consequentemente, melhor produtividade dos profissionais que trabalham com essas informações. Isso porque quando lidamos com dados de baixa qualidade, precisamos trabalhar na mineração, qualificação e até mesmo na garantia de definir se são informações realmente aplicáveis.

As estratégias do Data Assurance utilizam soluções que viabilizam os dados rapidamente para o negócio. Isso garante que os processos que manuseiam essas informações sejam mais eficientes. 

Quais são os riscos de operar com dados sem o Data Assurance?

Como a gente já adiantou ao longo do material, dados de baixa confiança são imprecisos, incompletos, inconsistentes e inaplicáveis na organização. Todas essas falhas podem resultar num aumento de diversos riscos para a organização.

Quantos mais críticas forem a aplicação destas informações (por exemplo dados de saúde de pessoas físicas), maiores são os riscos em adotá-los. Portanto, o principal trabalho do Data Assurance é identificar e reduzir,os principais riscos para o seu negócio.

Entre eles, podemos destacar tomadas de decisões equivocadas que podem levar desde a prejuízos severos até mesmo perdas de informações, prejuízos da imagem do negócio e, até mesmo, falência — na grande maioria das vezes, consequência de altos prejuízos financeiros.

 Portanto, é preciso entender quais são os mecanismos fundamentais que garantam a qualificação dos dados e viabilizar sua aplicação para as empresas.

Sendo assim, é extremamente importante que as empresas que operem com dados para decisões estratégicas entendam quais são os riscos que estão sem exposição no Data Assurance. Nós da IRKO Hirashima somos especialistas em gestão de riscos para revisão dos controles internos, auditoria interna, avaliação de riscos e diagnóstico empresarial.

Quer saber mais como podemos te ajudar? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saiba como colocar esse conjunto de processos agora mesmo e trazer mais segurança para suas informações.

A Irko Hirashima presta serviços profissionais especializados nas áreas de auditoria, consultoria, transações societárias, finanças corporativas e controles internos atendendo empresas de grande porte e start-ups, fundos de investimentos e firmas de M&A.

Com serviços e soluções personalizadas, a IRKO Hirashima conta com um quadro societário que inclui profissionais com a mais alta qualificação e experiência, como ex-sócios e diretores de Big4 e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Constituída a princípio como IRKONSULT, em 2018 adquiriu a MAP Auditores Independentes, empresa filiada o IBRACON e registrada na CVM, para prestação de serviços de auditoria independente. Em 2019, anunciou a união com a Hirashima Associados, empresa com 17 anos de mercado, formando então a IRKO Hirashima. Em 2021, a empresa se associou a SMSLatinoamérica, rede credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.