Investimento em dinheiro é o que empresários costumam priorizar quando o objetivo é trazer crescimento para a sua empresa. Mas o dinheiro, sozinho, nem sempre é capaz de garantir isso.
É nesse momento que entra o Smart Money. Esse é um termo muito usado no mercado de startups por investidores que desejam não apenas colocar dinheiro em suas empresas, mas também, ajudá-las a crescer, utilizando os recursos que eles têm disponíveis.
Quais são esses recursos? Quais são as suas vantagens? Como captar um investidor para a sua startup? Neste conteúdo, entraremos mais a fundo no conceito e contaremos como colocar Smart Money em prática no seu negócio. Confira!
O que é Smart Money?
Procure entender que no mercado, além de investidores e empreendedores, existem diferentes tipos de recursos. Engana-se, quem acha que todo investimento é igual e que todo o efeito dele é uma quantidade maior de números na conta bancária do empreendedor.
O Smart Money vem com o know-how, com experiência de mercado e com possíveis mentorias que o investidor proporcionará a quem recebeu o investimento. Isso én parte do capital e pode ser traduzido em ainda mais dinheiro.
O Smart Money vai além do dinheiro, ele abre portas e faz conexões. Como as startups operam em um ambiente de extrema incerteza, muito provavelmente, o Smart Money funciona como uma importante ferramenta disponível para o empreendedor navegar as incertezas.
Ele é o recurso aplicado por um investidor que auxiliará no aumento do capital da startup e trazer diferenciais a ela. Faz isso, ao utilizar sua experiência no mercado para trazer mais ideias ao negócio, aumentar o networking e garantir o acesso a players relevantes.
Quem é o investidor Smart Money?
Quando dizemos que um investidor traz Smart Money significa que, além de investir dinheiro em uma empresa, ele vai colocar algo a mais. O investidor Smart Money costuma querer interagir mais com a sua empresa do que o investidor normal.
Geralmente, é alguém que já criou uma empresa, parecida com a sua ou não, e obteve sucesso. Pode ser também um grande executivo que atua diretamente no seu mercado e que tenha experiências em negócios similares ou complementares ao seu. A contribuição do Smart Money é muito importante, principalmente, para as pequenas empresas e startups que buscam formas de alavancar seu crescimento e sua rede de conexões.
Quais as suas principais vantagens?
A startup que tem a sorte de conseguir um investidor Smart Money terá muitas vantagens em sua jornada.
Networking profissional
A primeira das vantagens é o networking profissional que você vai conseguir. Essa é uma parte muito importante do crescimento de uma empresa e de seus fundadores.
É muito provável que o Smart Money se apresente para pessoas-chave dentro do seu setor, como parceiros comerciais, clientes ou qualquer pessoa que puder ter uma participação na jornada da sua empresa. Enquanto o investidor leva seus contatos para a startup, ele também acaba se beneficiando com o aumento da sua rede e com a diversificação da carteira de clientes.
Investidores com know-how
O investidor do Smart Money costuma ser alguém com experiência no mercado em que a startup atua. Por isso, ele tem a capacidade de se relacionar bem com os clientes, conhece o histórico de crescimento do setor da startup, identifica os problemas no negócio e traz as melhores resoluções para ele.
Ele não necessariamente acompanha a rotina da empresa, mas cumpre um papel de mentor quando consultado para tirar dúvidas ou para auxiliar a startup em momentos críticos.
Boa reputação para a empresa e valorização do seu negócio
Outra vantagem do investidor Smart Money é que ele pode trazer uma boa reputação para a sua empresa. A experiência e o conhecimento desse profissional trazem segurança para outros investidores e para o mercado como um todo. Ele vai funcionar como uma espécie de lastro ou um selo de qualidade para a sua empresa.
Muitas pessoas olharão uma startup que acabou de começar seu negócio com desconfiança. Tendo um investidor Smart Money, isso deixa de ser um problema e passa a ser um incentivo para outros investidores realizarem aportes financeiros na startup.
Tenha em mente que o Smart Money não coloca limites no número de investidores do negócio. Então, ao realizar o processo de captação, tenha atenção em relação aos termos das teses de investimento para não ficar impedido de conseguir novos aportes.
Lembre-se também de que os seus investidores serão os seus sócios! Por isso, busque por similaridades entre vocês na forma de atuar e na maneira como enxergam o seu negócio.
Como funciona o Smart Money e como captá-lo para a sua startup?
Ao entrar no processo de captação, é bem provável que você ouça sobre a tese de investimento. O que seria essa tese?
Ela é o conjunto de pré-requisitos que a sua startup deverá apresentar para passar no primeiro filtro. Cada investidor ou fundo de investimento tem os seus critérios que podem ser, por exemplo, ter determinado número de sócios ou de receita ou ter algum produto de base tecnológica.
Então, tenha em mãos as informações que precisarão ser analisadas pelo investidor. Qual o tamanho da sua equipe, como se desenvolve o seu produto, quais são os seus concorrentes mais fortes e qual o seu modelo de negócio são alguns dos tópicos que você deverá reunir para apresentar o seu projeto.
Busque quem tem experiência e monte uma lista com os possíveis investidores. O processo de captação pode levar um bom tempo para ser concluído. Principalmente durante o período, busque manter um bom relacionamento e uma boa comunicação com cada um dos investidores da lista.
O mais importante é encontrar alguém que tenha, de fato, conhecimento em seu negócio e vontade de vê-lo crescer. É gerar mais dinheiro, sim, mas de maneira inteligente.
Sempre procure ter um investidor Smart Money para a sua empresa porque você ganhará o melhor dos dois mundos: não só o dinheiro, mas também, conselhos e mentorias que vão, de fato, contribuir para o crescimento da sua startup!
Gostou do nosso post? Então, curta a nossa página no LinkedIn para ter acesso a mais conteúdos sobre como ampliar o seu negócio com agilidade e excelência!
Sobre a Irko Hirashima
A Irko Hirashima presta serviços profissionais especializados nas áreas de auditoria, consultoria, transações societárias, finanças corporativas e controles internos atendendo empresas de grande porte e start-ups, fundos de investimentos e firmas de M&A. Com serviços e soluções personalizadas, a IRKO Hirashima conta com um quadro societário que inclui profissionais com a mais alta qualificação e experiência, como ex-sócios e diretores de Big4 e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA).
Constituída a princípio como IRKONSULT, em 2018 adquiriu a MAP Auditores Independentes, empresa filiada o IBRANCON e registrada na CVM, para prestação de serviços de auditoria independente. Em 2019, anunciou a união com a Hirashima Associados, empresa com 17 anos de mercado, formando então a IRKO Hirashima. Em 2021, a empresa se associou a SMSLatinoamérica, rede credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.