Você já ouviu falar em governança ESG. A sigla ESG, refere-se às iniciais de três palavras fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa: Environmental, Social and Corporate Governance, que traduzidas para o português significam Ambiental, Social e Governança Corporativa.
A governança ESG norteia a empresa para que coloque em ação as melhores práticas de cuidados com o meio ambiente, o contexto social e execute um gerenciamento empresarial mais assertivo.
Quer aprofundar os seus conhecimentos sobre a governança ESG? Então, siga lendo este artigo!
Saiba o que é Governança ESG e como funciona
É necessário saber que o padrão ESG é uma das estratégias que o mercado moderno está utilizando. Esse formato inovador de administrar instiga o fundo de investimento da organização a ter maior preocupação com alguns pontos bem específicos em relação a investir em cuidados sociais e ambientais, devido à sustentabilidade ser, atualmente, uma tática de boa colocação no mercado e de estratégia financeira em conjuntura mundial.
Essa iniciativa deve partir da gestão maior da empresa. Ao conhecer os fundamentos do sistema ESG, os diretores devem buscar medidas para ampliar a cultura organizacional, a gestão de recursos humanos, e tudo que puder ser transformado para preencher os requisitos de ser uma empresa que atende às normas ESG.
Conheça as principais diretrizes desse recurso
A Governança ESG é fundamentada em três pilares que formam um conjunto de padrões de práticas que impactam toda a instituição e os demais envolvidos na empresa, além de alcançar a sociedade como um todo. Tem como meta, conduzir a uma mentalidade consciente por meio de diretrizes pontuais.
Pilar da sustentabilidade
Esse pilar orienta a organização a gerenciar a ações corporativas de forma inteligente, em busca da redução de impactos ambientais que a empresa possa ocasionar. Aplicar a sustentabilidade na empresa também significa atender às normas ambientais impostas na Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
Pilar Social
Os critérios ESG fazem referência também às ações sociais que a instituição realiza no trato com os seus colaboradores, fornecedores, clientes e visitantes em seus negócios. Além de demonstrar que as suas atividades não se direcionam apenas para beneficiar a si mesma, mas que tem como princípio servir bem a sociedade.
Pilar Gerenciamento corporativo
Esse pilar é considerado um dos principais entre os três. Por ser o responsável por conduzir os pilares sustentabilidade e social. É necessário ter conhecimento amplo de gestão empresarial e de todos os requisitos que os padrões ESG estabelecem. Somente dessa forma o referido selo pode fazer parte da realidade da empresa.
Observe algumas boas práticas para conseguir o selo de governança ESG
Conquistar o selo de governança ESG, é uma tarefa que requer bom planejamento, gestão eficiente, conscientização das equipes e o cumprimento, principalmente de todos os pilares que conduzem a adquirir esse selo de qualidade. Veja algumas ações que podem elevar a conduta da empresa para ser merecedora do selo de governança ESG.
Cuidados com o meio ambiente
No que diz respeito ao meio ambiente, a instituição deve encontrar meios para utilizar os recursos da natureza de forma racional, diminuir a propagação de gases poluentes, preservar a biodiversidade, tratar os resíduos sólidos de forma adequada, ter cuidados energéticos etc.
Aprimorar a governança
Já no âmbito governamental, a instituição deve adotar condutas éticas, praticar transparência fiscal, eliminar o preconceito, discriminação, alem de encontrar ferramentas modernas para fazer um bom monitoramento das diversas atividades, incentivar todos os componentes da equipe a contribuirem
com as novas práticas da corporação, afinar a relação entre gestores e profissionais e outras técnicas de gerenciamento.
Fortalecimento da cultura organizacional
A cultura organizacional de uma corporação se manifesta por intermédio dos valores que sustentam o modo como as práticas são executadas na rotina de atividades. As formas de atuar têm impacto direto no ambiente de trabalho
Por essa razão, na área corporativa é possível intensificar as melhorias na inter-relação entre colaboradores, aperfeiçoar a segurança, investir no bem-estar dos colaboradores, etc.
Investir em diversidade e inclusão
É bem significativo compreender que, investir em diversidade e inclusão não é apenas promover a admissão de pessoas com necessidades especiais e outras características que não devem ser discriminadas e excluídas.
Realizar a inclusão empresarial é saber aproveitar com afinco todos os seus conhecimentos, o potencial criativo, a cultura, e tudo que os funcionários poderem contribuir para o próprio crescimento profissional e da empresa. Instituições que têm foco nessa regra de admissão diminuem o turnover e tem uma equipe mais diversificada e forte.
Priorizar transparência e prestação de contas
As atividades financeiras de um negócio são bastantes extensas. Por isso deve ser administrada de maneira que possa se manter em bom funcionamento. Prestar contas de tudo que ocorre na gestão sinaliza maior transparência das atuações de todos os envolvidos e gera maior diálogo entre as partes interessadas.
O resultado é uma instituição mais fortalecida e com a marca mais valorizada e reconhecida. Com essas ações a empresa atrai, de forma mais elevada, novas oportunidades de negócio.
Utilizar a tecnologia como aliada
Sabe-se que o fluxo de informações , sobretudo, nas grandes empresas acontecem de forma muito rápida e são bem diversificadas. Sendo assim, é necessário contar com soluções digitais modernas.
Com um recurso tecnológico mais avançado a administração dos negócios se torna mais abrangente, e alcança os consumidores, e com isso, a sua cadeia de valor é ampliada ao detectar os seus pontos positivos e negativos, quanto às suas práticas e qualidade dos produtos e serviços que estão sendo entregues. Com o uso mais intenso das novas tecnologias fica mais fácil monitorar o processo como um todo e mitigar os riscos que podem estar presentes no negócio.
A tecnologia fortalece os cumprimentos dos cuidados com o meio ambiente ao diminuir o índice de papel nas empresas. Ao ter um sistema operacional inovador, os funcionários podem compartilhar documentos de qualquer modalidade pelo próprio sistema, email ou de outras diversas formas.
Percebeu como a governança ESG pode potencializar as ações administrativas na sua empresa? Ao adotar essa abordagem, o seu negócio pode conquistar inúmeros benefícios, como melhor imagem da marca, otimização da gestão de risco, atração de investidores, e tantos outros que são indispensáveis para que a sua organização se desenvolva continuamente.
Sobre a Irko Hirashima
A Irko Hirashima presta serviços profissionais especializados nas áreas de auditoria, consultoria, transações societárias, finanças corporativas e controles internos atendendo empresas de grande porte e start-ups, fundos de investimentos e firmas de M&A.
Com serviços e soluções personalizadas, a Irko Hirashima conta com um quadro societário que inclui profissionais coma a mais alta qualificação e experiência, como ex-sócios e diretores de Big4 e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA).
Constituída a princípio como IRKONSULT, em 2018 adquiriu a MAP Auditores Independentes, empresa filiada a IBRACON e registrada na CVM, para prestação de serviços de auditoria independente.
Em 2019, anunciou a união com a Hirashima associados, empresa com 17 anos de mercado, formando então a IRKO Hirashima. Em 2021, a empresa se associou à SMSLatinoamérica, rede credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC
Achou que o conteúdo trouxe informações importantes para o seu negócio? Então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham conhecimento do assunto?