Importância da Revisão Tributária em Due Diligence

Você sabe a importância de uma revisão tributária em um processo de Due-Diligence?

Em um processo de due-diligence, geralmente, envolve uma revisão tributária no período dos últimos 5 anos de atividade da empresa.

Essa revisão, tem por finalidade verificar possíveis passivos ocultos, em outras palavras, é uma revisão para avaliar os procedimentos e operações de uma empresa com um olhar clínico, buscando identificar pontos de melhoria que também podem ser objeto de questionamento das autoridades fiscal.

Vale ressaltar que essa revisão se dá através de entrevistas, análises de apurações, obrigações acessórias e controles da empresa.

Esses potenciais passivos ocultos, são chamados de contingência, às contingências são valores que podem ser descontados ou retidos no preço de uma transação.

Geralmente, em conjunto com o time de Due-Diligence há uma equipe Jurídica que será responsável em avaliar nossos apontamentos para classificar o risco no ambiente judicial.

O Risco poderá ser classificado como provável, possível ou remoto, essa classificação também implica na forma em que a empresa deveria realizar a suas provisões contábeis.

Outro viés da revisão tributária, são os ajustes nas contas do passivo ou resultado, que pode interferir diretamente nos demonstrativos contábeis e financeiros da empresa bem como na sua geração de lucro.
Alguns ajustes habituais nesse processo são os ajustes de tributos no ebitda, na dívida líquida e no capital de giro.

Cabe destacar que esse trabalho pode ser realizado em qualquer empresa.
Seno que indicamos para quem quer levar a sua empresa a mercado, para quem quer arrumar a casa ou adquirir participações em outras sociedades.

Para mais informações, entre e contato com o nosso time!