Olá meu nome é Renata e hoje vou falar sobre Due Diligences.
Uma due diligence sempre será necessária quando ocorrer uma transação societária, seja para mapear os riscos envolvidos no negócio e/ou analisar a viabilidade desse negócio.
A diligência contábil, fiscal e trabalhista, muito confundida com auditoria, engloba uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais experientes que são capazes de, em um curto espaço de tempo, traduzir os números e informações da empresa target em um relatório de constatação. Este relatório irá auxiliar o cliente na sua tomada de decisão.
Em uma due diligence tradicional, trazemos 3 enfoques em nosso relatório.
O enfoque contábil/ financeiro tem como objetivo, além da fornecer informações sobre as demonstrações financeiras da empresa, a confirmação dos valores que compõem a métrica da transação. Essas métricas podem ser o EBITDA, um ativo da empresa, o faturamento, capital de giro, entre outras.
Gostamos sempre de ressaltar aos nossos clientes que a diligência contábil/ financeira é um produto a ser customizado, conforme o objetivo da transação.
Os outros dois enfoques são relacionados as áreas tributária e trabalhista.
Eles visam a identificação do passivo oculto, também conhecido como contingências não materializadas ou riscos destas áreas.
O objeto do trabalho, neste caso, será mapear os principais procedimentos adotados pela empresa, em seus últimos 5 anos, quanto a apuração, registro e pagamento dos tributos, encargos sobre salários, eventuais parcelamentos, entre outras obrigações legais.
Quando identificamos que os procedimentos da empresa não estão em conformidade com a legislação vigente, quantificamos a exposição da empresa, considerando atualização monetária acrescida de multa.
A exposição levantada será utilizada pelo cliente para um possível desconto de preço, postergação do pagamento negociado ou outro acordo negocial.
Quando iniciar seu processo de M&A, nós da Irko Hirashima podemos auxiliá-los. Conte conosco.
Deixo aqui nossos contatos – atendimento@irkohirashima.com.br.
Não se esqueça de seguir nosso blog e canal no Youtube.
Forte Abraço!