Due Diligence Contábil e Financeiro: conheça as vantagens em utilizar

A due diligence contábil e financeiro é um processo interessante para todas as empresas que buscam ter uma gestão mais eficiente e adquirir um crescimento saudável. Isso porque, se trata de uma prática que possibilita a análise e a avaliação de dados e documentos dos setores e, assim, oferecer uma base para a redução dos riscos do negócio e tomadas de decisões mais adequadas.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar melhor como funciona esse processo, suas vantagens e como realizá-lo. Confira!

Por que é importante realizar due diligence contábil e financeiro?

O processo de due diligence é fundamental para evitar que a empresa passe por alguma situação desfavorável devido a eventuais problemas de gestão. Isso ocorre pelo fato de que a análise de risco realizada contribui para a implementação de estratégias que vão permitir o desenvolvimento do negócio, e preservar a imagem e os aspectos legais e financeiros.

O que é due diligence financeira?

A due diligence financeira se trata da avaliação minuciosa dos ativos e potenciais fontes de recursos da empresa, com foco na identificação da saúde financeira, oportunidades e riscos de negócio. Sendo assim, engloba o levantamento de dados financeiros, avaliação da atuação no mercado, detecção de pontos fortes e fracos, entre outros.

A execução desse processo é requerida pela própria organização, e vai servir como base para a elaboração de um planejamento de inserção de melhorias das finanças da instituição. Dessa forma, o esperado é que erros sejam identificados e corrigidos, bem como a otimização dos processos, ações preventivas e demais práticas importantes para elevar o nível de compliance da empresa avaliada.

A due diligence financeira pode ocorrer em várias fases da empresa, sendo muito usada na hora de negociação para fusões e aquisições ou para investimentos. Também é bastante útil para realizar a reestruturação das finanças do negócio, já que possibilita a criação de um plano mais eficaz.

Outro ponto relevante é que também pode fazer parte dos contratos de fornecimento para organizações com grande preocupação com compliance. Quando uma empresa opta para expandir sua atuação e atender clientes com alta demanda.

O que é due diligence contábil?

A due diligence contábil tem o intuito de analisar todos os documentos contábeis e fiscais, bem como processos administrativos e judiciais e, assim, apresentar a existência de possíveis riscos que possam afetar a continuidade da empresa.

Os processos averiguados devem ser relacionados à organização e todas as suas filiais, e também aos sócios e aos administradores, de forma a instituir uma prevenção ampla e detalhada.

Esse procedimento engloba uma relação de certidões negativas de órgãos como PGFN, Receita Federal, avaliação de livros fiscais, inscrição de dívida ativa da União, estados e municípios, cópias de atas, registros contábeis, balanços, demonstrações de resultados, comprovantes de recolhimento de tributos etc., com o objetivo de observar todas as atuais e eventuais baixas.

Importante salientar que a função do processo de due diligence abarca a certificação minuciosa de todas as informações colhidas em entrevista com o time e a conferência de dados públicos, executando uma revisão eficiente a respeito das informações com o fito de assessorar, deixando as transações mais seguras. 

Como deve ser feito o processo de due diligence contábil e financeiro?

O processo de due diligence contábil e financeiro normalmente é dividido em etapas. Os prazos e a complexidade de cada fase dependerão das finalidades do estudo, quantidade de fontes que serão acessadas e o tamanho do negócio. A seguir, entenda melhor como funciona:

Mapeamento

O primeiro estágio é o mapeamento e identificação de qual é o perfil da empresa e como funciona o seu ambiente. Por este motivo, é realizada uma análise inicial com o fito de estabelecer as características da organização e estipular quais são os pontos de atenção, que devem ser verificados de forma mais detalhada. Então, após, é o momento de dar prosseguimento à due diligence.

Análise das informações

A segunda etapa é a hora de averiguar os documentos da empresa. O intuito é conferir a maior quantidade de arquivos que for possível para que análise seja realmente minuciosa. Entre essas, pode-se apontar documentos como:

  • contrato social;
  • cópias de atas de reuniões
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • informações sobre ativos e passivos;
  • livros fiscais;
  • certidões fiscais entre outros.

Outra questão importante é que a consulta a outros bancos de dados, fora da empresa, para colher informações pode ser bastante útil, por exemplo, órgãos públicos federais, estaduais e municipais e instituições financeiras.

Isso vai contribuir para que seja possível entender melhor se existe alguma irregularidade, talvez em relação a crimes de âmbito ambiental ou, até mesmo, se a organização faz parte do cadastro de empreendedores que submetem os colaboradores da sua equipe a condições de trabalho desfavoráveis e irregulares perante a legislação vigente.

Resultado da investigação

A última etapa do processo é o resultado da conferência feita na due diligence. Nesse momento, é elaborado um relatório que contém a visão geram da empresa, quais são os seus principais problemas e riscos.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil para os gestores tomarem as melhores decisões para a empresa em caso de processos de fusão, aquisição, escolha de fornecedores, parceiros e demais operações.

Dessa forma, a segurança do negócio fica garantida, tendo em vista que será possível entender exatamente com quem criar relações e se os terceiros envolvidos estão de acordo com os princípios da empresa.

No entanto, para que os resultados sejam precisos e confiáveis, é importante contar com uma equipe constituída por profissionais qualificados e que tenham todo o conhecimento necessário para realizar uma avaliação efetiva e confiável.

Conseguiu entender melhor o que é o processo de due diligence contábil e financeiro? Por se tratar de um conjunto de práticas que buscam investigar, estudar e analisar os riscos de um negócio englobando os seus mais variados setores, é fundamental aplicar ao negócio para garantir o sucesso das operações e um crescimento sustentável.

Sobre a IRKO Hirashima

A IRKO Hirashima presta serviços profissionais especializados nas áreas de auditoria, consultoria, transações societárias, finanças corporativas e controles internos atendendo empresas de grande porte e start-ups, fundos de investimentos e firmas de M&A. Com serviços e soluções personalizadas, a IRKO Hirashima conta com um quadro societário que inclui profissionais com a mais alta qualificação e experiência, como ex-sócios e diretores de Big4 e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA).

Constituída a princípio como IRKONSULT, em 2018 adquiriu a MAP Auditores Independentes, empresa filiada o IBRANCON e registrada na CVM, para prestação de serviços de auditoria independente. Em 2019, anunciou a união com a Hirashima Associados, empresa com 17 anos de mercado, formando então a IRKO Hirashima. Em 2021, a empresa se associou a SMSLatinoamérica, rede credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite a sua visita no blog para baixar o e-book como usar controles internos e auditorias para evitar a ocorrência de fraudes.