Como saber se a empresa está pronta para o IPO?

É comum que empresas em busca de recursos recorram à abertura de capital na Bolsa de valores. O IPO (sigla em inglês para Oferta Pública Inicial) é um passo importante não apenas porque atrai investidores, mas também porque indica que os negócios atingiram certa maturidade. Afinal, para oferecer ações ao mercado, é necessário cumprir uma série de requisitos que comprovem a idoneidade, a qualidade dos dados operacionais, financeiros e da governança da companhia.

No Brasil, as entidades que desejam estrear na B3 precisam seguir as regras impostas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Devem provar, por exemplo, que possuem uma estrutura de governança e compliance sólidas, além de atestar sua saúde financeira. Esses protocolos são necessários para que os investidores tenham mais segurança ao aplicar seus recursos.

Conforme mencionado, o IPO pode ser uma boa saída para empresas que desejam captar recursos para investir em projetos específicos ou fortalecer o caixa. Porém, não é um processo fácil. A seguir, explicamos mais sobre como funciona a abertura de capital e damos dicas para identificar se a empresa está pronta para isso. Siga com a gente!

IPO na prática

O IPO é a primeira emissão de ações da organização ao mercado, ou seja, quando ela estreia na Bolsa. Para isso, a instituição precisa passar por um processo rígido de preparação, que pode levar em média dois anos, dependendo da maturidade de cada organização. Ele requer assessoria especializada de auditores independentes, consultores jurídicos e financeiros experientes, além da escolha de uma instituição financeira para coordenar a oferta.

Como parte deste processo de preparação para o IPO, é preciso se registrar na CVM e aderir a um dos segmentos de listagem na B3. São várias etapas até a oferta pública inicial, incluindo avaliação dos controles internos e da governança corporativa da companhia, além de determinar se a empresa cumpre as normas internacionais de contabilidade (IFRS).

A companhia precisa apresentar uma série de documentos durante o processo. Um dos principais é o Prospecto de Emissão, que reúne centenas de informações sobre riscos da operação, faixa de preço das ações, destinação dos recursos que serão captados e estudo de viabilidade.

Como saber se a empresa está pronta para o IPO

Determinar se uma companhia está pronta para estrear na Bolsa envolve a avaliação abrangente de diversas frentes do negócio. Além da necessidade de cumprir obrigações e responsabilidades legais, a decisão depende da realidade e da maturidade de cada empresa. Confira alguns aspectos importantes a serem considerados para saber se está na hora do IPO:

  • Saúde financeira

Antes de considerar um IPO, a empresa deve garantir que sua saúde financeira esteja em dia. Os investidores procuram empresas rentáveis e com perspectivas de crescimento. Ter uma contabilidade transparente e demonstrações financeiras auditadas são essenciais.

  • Governança corporativa

É crucial que a empresa tenha práticas robustas de governança corporativa, incluindo estruturas de tomada de decisão eficientes, diretorias independentes e políticas claras, sempre prezando pela transparência.

  • Crescimento sustentável

Muitas vezes, os planos de crescimento de uma companhia estão ligados à abertura de capital. Porém, é preciso ter uma visão clara e realista de como ela pretende empregar os recursos captados e comprovar a capacidade de crescimento sustentável a longo prazo.

  • Cenário econômico

Avaliar as condições do mercado é imprescindível quando uma empresa pretende fazer um IPO. Boas condições macroeconômicas facilitam a abertura de capital, pois as chances de sucesso na venda e valorização das ações é maior. Por outro lado, períodos complexos e instáveis podem não ser a melhor escolha para ingressar na Bolsa, e a melhor escolha pode ser adiar a decisão.

Essas são algumas dicas para as companhias avaliarem se este é o momento ideal para abrir capital. Como a decisão depende de uma visão completa dos negócios, a contratação de uma consultoria pode ajudar a avaliar todos os aspectos necessários para o veredito.

A IRKO Hirashima oferece serviços de IPO Readiness e Auditoria para empresas que estejam avaliando a abertura de capital. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!

 

Sobre a IRKO Hirashima

A IRKO Hirashima foi fundada em 2017, originalmente como Irkonsult, empresa do Grupo IRKO — cuja atuação no país já soma mais de 65 anos. Em 2019, nos unimos à Hirashima Associados, companhia com 17 anos de mercado. Da união, surgiu uma marca ainda mais robusta na prestação de serviços nas áreas de Auditing, M&A, Risk Advisory, Tax Advisory e Accounting, entre outros, que vem crescendo exponencialmente.

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.

Temos como prioridades máximas o atendimento de excelência a nossos clientes e o desenvolvimento constante de nossa equipe. Por isso, fomos a primeira empresa da América Latina a oferecer a certificação internacional ACCA para todo seu quadro de colaboradores.

Nossos resultados também foram reconhecidos pela Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. A IRKO Hirashima figura nos rankings das melhores companhias brasileiras nos segmentos de Audit, IPO Readiness e Transaction Services.

Em 2021, como parte do Grupo IRKO, passamos a ser membros da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

Junto desta rede, fomos listados pelo IAB (International Accounting Bulletin) a 8º maior empresa de serviços profissionais do Brasil em faturamento.