Como funciona auditoria para aplicação de procedimentos previamente acordados?

Você que certamente já ouviu falar sobre procedimentos previamente acordados (PPA) deve se perguntar quais são os principais objetivos deste trabalho. Basicamente trata-se de um processo que fornece informações para o cliente analisar e tomar decisões com base na execução de determinados procedimentos. sobre uma organização.

O escopo do trabalho, bem como os procedimentos que serão aplicados, tamanhos de amostras extensão do trabalho, são definidos em conjunto com o cliente.

Você quer conhecer melhor como funciona a aplicação de procedimentos previamente acordados? Então, na leitura deste artigo preparado pela Poliana Hespanhol, sócia responsável pela área de Auditoria da IRKO Hirashima. Você irá entender os principais pontos acerca deste assunto e tirar todas as suas dúvidas sobre ele.

O que são procedimentos previamente acordados (PPA)?

Quando a gente pensa em auditoria, podemos enxergar um ambiente muito amplo e com diferentes diretrizes e objetivos. Diferente do que muitos acreditam, processos ligados à auditoria não são sempre ligados a funções contábeis.

Como é o caso dos Procedimentos Previamente Acordados, também conhecido como PPA. Neste tipo de situação, é uma empresa de auditoria que realiza o trabalho. O auditor será responsável por performar os procedimentos e relatar o resultado obtido.

Por exemplo, podemos observar dentro do ambiente da saúde. Nesse cenário, hospitais e clínicas devem emitir diversas informações dos seus procedimentos executados para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esse órgão federal demanda que empresas do ambiente hospitalar só submetam as informações após a validação de uma auditoria, que nesse caso, será executada por um auditor de PPA.

Assim, podemos entender que a ideia desse tipo de aplicação é validar que determinados procedimentos estejam sendo executados conforme uma diretriz. 

Além do exemplo acima, em algumas situações envolvendo discussões que já estão em discussões judiciais, as partes ou o próprio órgão que julga a matéria, pode pedir esclarecimentos ou evidências de determinados fatos financeiros e o PPA pode ser uma alternativa.

É importante ressalvar que em trabalhos dessa natureza o auditor não fornece uma conclusão ou qualquer tipo de asseguração. Os resultados dos procedimentos serão apresentados para o cliente, que vai utilizar para a finalidade desejada.

O objetivo do PPA consiste na aplicação de procedimentos de auditoria acordados entre o auditor independente, a entidade e, eventualmente, terceiros, com a consequente emissão de relatório contendo o resultado das aplicações dos procedimentos.

Como eles funcionam?

Quando falamos sobre Procedimentos Previamente Acordados (PPA), normalmente seu objetivo é definido pela gestão do negócio. O detalhamento do escopo que será feito no processo por sua vez, será definido em conjunto com a empresa de auditoria e o cliente.

Também será feito na etapa inicial uma validação do objeto do trabalho, metodologia e normas técnicas que podem ser aplicáveis na situação. 

Conforme está previsto na NBC TSC 4400, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade, a aplicação de procedimentos previamente acordados será executado a partir do escopo e metodologia definida.

Após a conclusão, o auditor independente, ou seja, contratado por uma empresa terceira, irá apresentar um relatório com a apresentação dos resultados dos procedimentos aplicados.. Antes de mais nada, vale ressaltar que diferentemente de outros procedimentos, a auditoria não fornece uma asseguração. Ou seja, não há emissão de um relatórior com assegurações.

Trata-se de um relatório com constatações factuais. Isso significa que será um descritivo imparcial, sem nenhuma análise ou interpretação. Essa prática ficará a critério da gestão da empresa, que avaliará de acordo com o objetivo esperado com o PPA.

Ainda sobre o auditor que fará esse processo, vale ressaltar que, segundo a própria NBC TSC 4400, a contratação do auditor deve ser externa. Ele deve ser independente e não ter nenhum tipo de vínculo com a empresa que a contratou.

Quais são os principais exemplos de procedimentos previamente acordados?

Para a execução correta dos procedimentos previamente acordados (PPA), existem diferentes exemplos que podem ser feitos. São eles:

●     Due Diligence;

●     Apuração de fraudes;

●     Revisão específica de tributos;

●     Revisão e indicação para soluções para atuações fiscais;

●     Revisão de cálculos de tributos;

●     Revisão financeira;

●     Revisão de cumprimento de políticas, entre outros.

E qual a importância dos procedimentos previamente acordados?

Empresas podem utilizar a aplicação de procedimentos previamente acordados no objetivo de entender melhor seu desempenho sobre um determinado processo ou comprovar se este está sendo executado conforme o planejado. O relatório, como resultado final, será fundamental para as empresas na tomada de determinadas decisões. Portanto, é importante que essa prática seja feita após a contratação de uma empresa especialista nesse tipo de assunto.

Sobre a IRKO HIRASHIMA

A IRKO Hirashima presta serviços profissionais especializados nas áreas de auditoria, consultoria, transações societárias, finanças corporativas e controles internos, atendendo a empresas de grande porte e startups, fundos de investimentos e firmas de M&A.

Com serviços e soluções personalizadas, a IRKO Hirashima conta com um quadro societário que inclui profissionais com a mais alta qualificação e experiência, como ex-sócios e diretores de Big4 e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA).

Constituída, a princípio, como IRKONSULT, em 2018, adquiriu a MAP Auditores Independentes, empresa filiada o IBRANCON e registrada na CVM, para prestação de serviços de auditoria independente. Em 2019, anunciou a união com a Hirashima Associados, empresa com 17 anos de mercado, formando a IRKO Hirashima. Em 2021, a empresa se associou à SMSLatinoamérica, rede credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC Em 2022, a IH se à Monteiro Diniz, ampliando ainda mais o escopo de serviços e quadro de especialistas em Tax.