Auditoria externa, conhecida, também, como auditoria independente. É uma modalidade de auditoria contábil executada por uma empresa especialista e reconhecida, para avaliar como os processos internos estão sendo desenvolvidos.
Seu principal objetivo é verificar e comprovar a integridade das informações contábeis e financeiras e da empresa. A avaliação é feita por um auditor que tem alto conhecimento dos assuntos e é capacitado para emitir parecer do que foi analisado.
Agora é o momento de você esclarecer diversas dúvidas sobre o assunto. Leia abaixo as considerações de Poliana Hespanhol, partner de Audit na IRKO Hirashima. Continue a leitura!
Quais os tipos de auditoria externa?
A função da auditoria é atuar de forma técnica para examinar cuidadosamente e de forma sistemática todas as atividades que a empresa realiza nas diversas áreas, por isso, existem vários tipos de auditoria externa. Conheça:
- contábil/ financeira;
- fiscal e tributária;
- operacional;
- de sistema;
- ambiental
- de qualidade.
Como funciona, em geral?
A empresa que necessita contratar o serviço de auditoria externa identifica qual o objetivo da auditoria (se é contábil, fiscal, de sistema, etc.) para buscar o fornecedor adequado para executar o serviço. Sendo contábil, financeira, fiscal e tributária, a empresa pode verificar nos Conselhos Regionais de Contabilidade e se for o caso de empresas reguladas pela CVM, quais são as Firmas de auditoria credenciadas para prestar o serviço.
Quais as principais etapas?
Para que a auditoria apresente bom resultado, é fundamental que seja realizada em diversas etapas, para que todas as atividades e instrumentos de trabalho sejam bem avaliados. É importante fazer um planejamento bem estruturado para entender as principais áreas e processos da empresa auditada, análise de amostra, revisão analítica, circularizações externas, coleta de evidências, discussões e revisões dos pontos identificados e, no final, emitir um relatório de tudo que foi investigado
Quais os principais recursos para auditoria externa?
Um dos recursos mais importantes para que o processo de avaliação seja explorado da melhor forma possível, é entregar a auditoria nas mãos de uma empresa que seja especializada em diversos assuntos contábeis e com experiência.
É importante que o auditor ou a sua equipe tenham uma checklist de verificação, para orientar os profissionais, e assim, investigar todos os detalhes que devem ser observados e nada deixe de ser averiguado.
Para que a consulta obtenha os resultados esperados e o auditor conclua com uma opinião respaldada na real condição da empresa é importante utilizar recursos pontuais para conferência dos registros contábeis, como
- exame físico;
- confirmação externa;
- exames de documentos originais;
- conferência dos cálculos;
- indagações;
- exame de registros auxiliares;
- correlação das informações examinadas;
- observação.
Em que momentos ela é indicada?
Durante uma auditoria externa, diversos fatores são analisados por um auditor independente. Isso é realizado conforme a realidade de cada instituição. No entanto, o propósito maior dessa análise nasce da necessidade de a organização ser regularizada. Conheça alguns indicativos bem pontuais que sinalizam necessidade e o momento de executar auditoria externa:
- falta de organização nos processos internos;
- falta de confiança no mercado;
- falta de transparência;
- empresas que cresceram muito rápido e não conseguiram estruturar seus departamentos internos (financeiro, fiscal, contabilidade, RH) no mesmo ritmo do crescimento;
- empresas que atingiram determinado patamar de ativos ou faturamento (ativos acima de R$ 240 milhões ou receita bruta acima de R$ 300 milhões) e tornaram-se grande porte perante a Lei nº 11.638;
- empresas que necessitam de compliance para receber investimentos de terceiros ou se alavancarem financeiramente.
Quais os benefícios?
A ação de promover auditoria independente na empresa gera inúmeros benefícios para a empresa. Ao fazer uma análise minuciosa do contexto geral da instituição, é adquirido um panorama da realidade atual da corporação, como a identificação de erros em estágio inicial, conhecimento e mapeamentos dos principais riscos que a empresa está ou foi exposta, estimular as boas práticas com a manutenção de um ambiente que preza pela transparência, dificultar desvios, manter a aplicação correta das normas contábeis, , entre outros.
Sobre a IRKO HIRASHIMA
A IRKO Hirashima presta serviços profissionais especializados nas áreas de auditoria, consultoria, transações societárias, finanças corporativas e controles internos atendendo empresas de grande porte e start-ups, fundos de investimentos e firmas de M&A. Com serviços e soluções personalizadas, a IRKO Hirashima conta com um quadro societário que inclui profissionais com a mais alta qualificação e experiência, como ex-sócios e diretores de Big4 e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA).
Constituída a princípio como IRKONSULT, em 2018 adquiriu a MAP Auditores Independentes, empresa filiada o IBRANCON e registrada na CVM, para prestação de serviços de auditoria independente. Em 2019, anunciou a união com a Hirashima Associados, empresa com 17 anos de mercado, formando então a IRKO Hirashima. Em 2021, a empresa se associou a SMSLatinoamérica, rede credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.