Fusão, aquisição e venda: conheça os indicadores para escolher o momento certo

Adquirir ou vender uma empresa, assim como optar pela fusão das operações de duas companhias, são processos frequentes ao longo da trajetória dos negócios.

Em 2023, por exemplo, foram realizadas no Brasil 1.287 fusões e aquisições, de acordo com levantamento da PwC. O setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações foi responsável por quase metade das transações (45,3%). Ao separar por região, a região Sudeste englobou quase 70% dos negócios.

Tais operações, contudo, exigem planejamento, atenção e transparência de todos os lados para que a transação gere os resultados esperados.

Neste artigo, vamos explorar quando é o momento de considerá-las como uma opção para o futuro do negócio. Siga com a gente!

Fusão, aquisição, venda

Embora agregadas pela mesma sigla no mundo dos negócios – M&A, ou fusões e aquisições, em português –, as operações têm diferenças essenciais entre si.

A fusão consiste na reunião de duas ou mais empresas em um único e novo negócio. Com isso, a partir da soma de suas vantagens competitivas, elas podem ampliar seu alcance de mercado, acelerar seu crescimento ou mesmo expandir suas possibilidades de financiamento.

Já a aquisição acontece quando um agente econômico adquire o controle ou parcela substancial da participação de outro agente econômico. A personalidade jurídica da organização adquirida.

É possível ainda que o empreendedor ou gestor decida que é o momento de vender sua participação na companhia – ou toda a operação, seja para recuperar o investimento, obter capital para crescer ou por decisões pessoais.

Benefícios de um M&A

As operações de M&A podem trazer inúmeros benefícios para companhias e gestores, quando realizadas com diligência, entre eles:

  • Aumento de market share: ao unir forças com outra empresa ou vender a operação para uma companhia de porte maior, é possível aumentar significativamente a participação no mercado, fortalecendo a posição competitiva do negócio.
  • Diversificação de produtos e serviços: uma fusão ou aquisição pode expandir o portfólio de produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, atendendo melhor às necessidades dos clientes.
  • Redução de custos: a consolidação de operações tem o potencial de resultar em economias de escala, reduzindo os custos operacionais, elevando a margem de negociação com fornecedores e instituições financeiras e aumentando a eficiência.
  • Acesso a novos mercados: uma fusão ou aquisição pode abrir portas para novos mercados geográficos e segmentos de clientes, ampliando as oportunidades de crescimento.
  • Acesso a novas tecnologias ou possibilidade de inovação: adquirir participação ou a totalidade de uma companhia ou startup que esteja trazendo novas soluções para o segmento de atuação do negócio é uma boa maneira de inovar sem precisar desenvolver novas ferramentas internamente.
  • Liquidez e retorno sobre o investimento: a venda de uma empresa pode proporcionar uma significativa liquidez aos proprietários, permitindo o reinvestimento em novas oportunidades ou a realização de ganhos financeiros.

Como saber o momento de certo de realizar uma operação de M&A

Decidir pela fusão, aquisição ou venda de uma empresa é uma decisão estratégica que pode trazer grandes benefícios, mas também envolve riscos consideráveis. Avaliar o momento ideal para realizar esses movimentos é essencial para o sucesso da transação. Em geral, o melhor momento para se preparar para uma operação de M&A é quando a empresa atinge seu melhor desempenho operacional e financeiro, pois a avaliação do investimento será baseada em múltiplos previamente estabelecidos entre as partes, refletindo essa fotografia operacional.

O primeiro passo para isso é ter uma visão clara da saúde financeira do negócio. Essa avaliação deve envolver a análise dos balanços, fluxo de caixa e outros indicadores financeiros para garantir que a empresa pode suportar o investimento necessário.

Se a companhia estiver com endividamento alto, por exemplo, ou não estiver atingindo suas metas financeiras, pode ser prudente resolver essas questões internas antes de se comprometer com uma fusão ou aquisição.

A estratégia para o futuro da companhia também deve estar clara e bem delineada, tanto para quem quer comprar quanto para quem pretende vender.

A partir daí, é importante avaliar as condições do mercado. Considere:

  • A tendência do setor é de crescimento ou declínio? Analise o que os indicadores internos e externos têm a dizer sobre o futuro do segmento – eles contam uma história de expansão? Como um potencial negócio poderia contribuir para esse movimento?
  • Há oportunidades de expansão que uma fusão ou aquisição poderia aproveitar? Identifique lacunas no mercado que sua empresa poderia preencher.
  • Como estão os concorrentes? Eles estão se expandindo ou se consolidando? A atividade dos concorrentes pode indicar tendências de mercado que sua empresa deve considerar.

Encontre os parceiros certos

Se, após a análise dos cenários internos e externos, os gestores decidirem que uma operação de M&A pode ser benéfica para a companhia, é hora de encontrar empresas que ofereçam sinergias com o negócio. Isso pode incluir:

  • Complementaridade de produtos ou serviços: a fusão ou aquisição pode permitir a oferta de um portfólio de produtos mais completo e atraente.
  • Acesso a novos mercados ou clientes: a união de forças pode abrir portas para novos segmentos de mercado e aumentar a base de clientes.
  • Economias de escala que possam reduzir custos operacionais: a consolidação de operações pode resultar em redução de custos e aumento da eficiência.
  • Culturas compatíveis: a cultura organizacional também pode ser determinante para o sucesso de uma fusão ou aquisição. Procure por diferenças significativas na cultura corporativa que podem causar conflitos e dificultar a integração.

É fundamental, ainda, analisar com atenção a reputação e o histórico da empresa que se está considerando adquirir, fundir-se ou vender para – olhe para fatores como histórico de desempenho, problemas legais ou regulatórios pendentes, entre outros.

Analise se o investimento cabe no caixa

Antes de seguir, é crucial também avaliar se o investimento necessário está dentro da capacidade financeira da sua empresa. Examine balanços financeiros, fluxo de caixa e outros indicadores para garantir que a empresa possui os recursos necessários ou pode obter financiamento sem comprometer suas operações.

Ter uma visão clara da situação financeira permitirá tomar decisões informadas e evitará problemas de liquidez no futuro.

  • Calcule o potencial Retorno sobre o Investimento (ROI): comece com a estimativa de quanto tempo levará para recuperar o investimento inicial. Além disso, analise as projeções de crescimento e lucro a longo prazo.
  • Avalie os riscos que podem afetar o ROI: considere os riscos financeiros, operacionais e de mercado que possam impactar negativamente o ROI. Por exemplo, mudanças nas condições econômicas, regulamentações governamentais ou problemas de integração cultural entre as empresas podem representar desafios significativos.

Conte com a ajuda de especialistas

Contar com a assessoria de uma consultoria especializada é essencial para o sucesso da transação, antes, durante e depois do negócio. Uma equipe de especialistas por ajudar a companhia a identificar oportunidades, riscos e potenciais parceiros, além de conduzir a negociação e os processos de valuation e diligência operacional obrigatórios.

Uma vez fechado o negócio, a consultoria pode contribuir ainda para garantir a integração das duas operações, garantindo que as sinergias previstas serão atingidas – e, portanto, o sucesso do negócio.

A IRKO Hirashima conta com um time de especialistas que podem ajudar a sua empresa em todas as etapas deste processo. Entre em contato e fale com um de nossos profissionais!

Sobre a IRKO Hirashima

A IRKO Hirashima foi fundada em 2017, originalmente como Irkonsult, empresa do Grupo IRKO — cuja atuação no país já soma mais de 65 anos. Em 2019, nos unimos à Hirashima Associados, companhia com 17 anos de mercado. Da união, surgiu uma marca ainda mais robusta na prestação de serviços nas áreas de Auditing, M&A, Risk Advisory, Tax Advisory e Accounting, entre outros, que vem crescendo exponencialmente.

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.

Temos como prioridades máximas o atendimento de excelência a nossos clientes e o desenvolvimento constante de nossa equipe. Por isso, fomos a primeira empresa da América Latina a oferecer a certificação internacional ACCA para todo seu quadro de colaboradores.

Nossos resultados também foram reconhecidos pela Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. A IRKO Hirashima figura nos rankings das melhores companhias brasileiras nos segmentos de Audit, IPO Readiness e Transaction Services.

Em 2021, como parte do Grupo IRKO, passamos a ser membros da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

Junto desta rede, fomos listados pelo IAB (International Accounting Bulletin) a 8º maior empresa de serviços profissionais do Brasil em faturamento.