Saiba quais são as diferenças entre IPO e follow-on

Abrir o capital na bolsa de valores é a estratégia escolhida por muitas empresas que precisam captar recursos, seja para financiar um projeto específico ou fortalecer o caixa. Nesse cenário, dois termos são comuns: IPO (sigla em inglês para Oferta Pública Inicial) e follow-on. Embora ambos estejam relacionados à liberação de novas ações ao mercado, existem diferenças entre eles. Siga conosco e entenda mais sobre o assunto!

O que é IPO

O IPO é a primeira emissão de ações da organização ao mercado, ou seja, quando ela estreia na bolsa de valores. Normalmente, é uma medida adotada por negócios em expansão que desejam captar recursos para seguir crescendo ou apostar em projetos específicos. A contrapartida é que os acionistas se tornam donos de uma fatia daquela empresa.

Para abrir o capital, a instituição precisa passar por um processo rígido de preparação, que pode levar em média dois anos. Ele requer assessoria especializada de auditores independentes, consultores jurídicos e financeiros experientes, além da escolha de uma instituição financeira para coordenar a oferta. 

Como parte dele, será preciso se registrar à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e aderir a um dos segmentos de listagem na B3, a Bolsa brasileira. 

Entre os documentos necessários, um dos mais importantes é o Prospecto de Emissão, que reúne centenas de informações, tais como riscos da operação, faixa de preço das ações, destinação dos recursos que serão captados e estudo de viabilidade.

Mas as etapas são inúmeras, e incluem ainda uma avaliação dos controles internos e da governança corporativa da companhia, além de determinar se a empresa cumpre as normas internacionais de contabilidade (IFRS).

O que é follow-on

O follow-on, também conhecido como oferta subsequente, diz respeito a instituições que já têm o capital aberto, mas precisam levantar mais capital por meio da oferta de mais papéis ao mercado. Trata-se de um artifício muito utilizado para viabilizar a expansão dos negócios, o investimento em novos projetos, pagar dívidas ou realizar aquisições estratégicas. Em alguns casos, pode ser uma alternativa mais vantajosa do que empréstimos, por exemplo.

Existem dois tipos de follow-on: oferta primária, cuja empresa emite novas ações, e oferta secundária, quando são vendidos papéis que já existiam a novos acionistas. Na primeira modalidade, o objetivo é aumentar o capital social, enquanto a segunda acontece quando um sócio decide vender sua parte ou se a companhia precisa de mais liquidez às ações.

Ainda que o follow-on também exija que a organização siga as regras da CVM, é um processo menos burocrático e intensivo do que o IPO. 

Diferenças entre oferta pública e oferta restrita

Ainda relacionado ao follow-on, existem duas maneiras de vender os papéis. Na oferta pública, as ações são disponibilizadas ao público em geral, portanto, requer registro na B3 e na CVM. Por outro lado, a oferta restrita é destinada a investidores profissionais, dispensando registro na entidade reguladora – nesse caso, os papéis podem ser oferecidos a no máximo 75 investidores e comprados por até 50 deles.

Os investidores profissionais são instituições financeiras, companhias seguradoras e sociedades de capitalização, entidades fechadas e abertas de previdência complementar, fundos e clubes de investimentos, agentes autônomos, administradores de carteira, analistas e consultores autorizados pela CVM, investidores não residentes, além de pessoas físicas que possuam mais R$ 10 milhões em investimentos financeiros, segundo o livro TOP – Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro.

A IRKO Hirashima oferece serviços de IPO Readiness e Auditoria para empresas que estejam avaliando a abertura de capital ou ofertas secundárias no mercado financeiro. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!

 

Sobre a IRKO Hirashima

A IRKO Hirashima foi fundada em 2017, originalmente como Irkonsult, empresa do Grupo IRKO — cuja atuação no país já soma mais de 65 anos. Em 2019, nos unimos à Hirashima Associados, companhia com 17 anos de mercado. Da união, surgiu uma marca ainda mais robusta na prestação de serviços nas áreas de Auditing, M&A, Risk Advisory, Tax Advisory e Accounting, entre outros, que vem crescendo exponencialmente. 

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança. 

Temos como prioridades máximas o atendimento de excelência a nossos clientes e o desenvolvimento constante de nossa equipe. Por isso, fomos a primeira empresa da América Latina a oferecer a certificação internacional ACCA para todo seu quadro de colaboradores.

Nossos resultados também foram reconhecidos pela Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. A IRKO Hirashima figura nos rankings das melhores companhias brasileiras nos segmentos de Audit, IPO Readiness e Transaction Services. 

Em 2021, como parte do Grupo IRKO, passamos a ser membros da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

Junto desta rede, fomos listados pelo IAB (International Accounting Bulletin) a 8º maior empresa de serviços profissionais do Brasil em faturamento.