Como uma auditoria independente pode ajudar a reputação da sua empresa

As práticas de Compliance (a estruturação de ações para garantir a conformidade de uma companhia com leis e regulamentações) vêm ganhando força no Brasil nos últimos anos, como mostra a pesquisa Integridade Corporativa no Brasil 2022, a mais recente sobre o tema. De acordo com os dados, entre as 113 médias e grandes empresas ouvidas, 73% previam elevar seus investimentos na área entre 2022 e 2024.

Uma das principais ferramentas de Compliance, a auditoria independente – também conhecida como auditoria externa – ganha destaque nesse cenário. Ela é a segunda principal forma de identificação dos riscos e comparação com os padrões do setor, atrás apenas da investigação de denúncias anônimas, ainda segundo o relatório.

Mas por que ela é tão importante? Em primeiro lugar, é preciso compreender o que é auditoria. A auditoria avalia dados contábeis e sugere melhorias em prol de uma operação mais transparente, íntegra e de confiança. Embora ela possa ser conduzida por uma equipe da própria empresa (a chamada auditoria interna), a auditoria externa traz para a companhia um auditor independente, adicionando aos trabalhos uma camada extra de confiabilidade.

Quer saber mais sobre auditoria externa e quando é o melhor momento para contratá-la? Continue lendo!

O que é auditoria externa?

A auditoria externa é um verdadeiro raio-X da companhia. Isso porque o procedimento verifica os principais processos financeiros, tendo como objetivo constatar se a organização está contabilizando os seus recursos corretamente e cumprindo as suas responsabilidades legais.

A execução da auditoria fica a cargo de profissionais externos, que não apresentam nenhum tipo de vínculo com a companhia que o contrata. Esse fator é crucial para que o procedimento traga análises imparciais.

Quem deve contratar o serviço?

A legislação (Lei nº 11.638) determina a obrigatoriedade da auditoria externa para empresas que têm capital aberto, atividades reguladas, faturamento acima de R$ 300 milhões ou patrimônio maior que R$ 240 milhões,

Mas, ainda que o processo seja mais comum em grandes corporações, empresas de todos os portes e segmentos podem se beneficiar dele.

Para as grandes empresas, além de obrigatória, ela é fundamental para a divulgação de demonstrações contábeis confiáveis aos seus investidores e população. Já para as pequenas e médias, a iniciativa de ser auditada também demonstra que o negócio está adequado às normas legais e regulamentares, o que pode atrair interessados em fechar parcerias e negócios.

O único requisito para que a auditoria cumpra seu papel é que os gestores estejam empenhados e colaborem, cedendo voluntariamente todas as informações e documentos necessários para inspeção.

Quais os benefícios da auditoria externa?

Ao fazer uma análise minuciosa do contexto geral da instituição, o auditor externo fornece um panorama da realidade atual da corporação, como a identificação de erros em estágio inicial, conhecimento e mapeamentos dos principais riscos que a empresa está ou foi exposta, além de estimular as boas práticas com a manutenção de um ambiente que preza pela transparência, dificultar desvios, manter a aplicação correta das normas contábeis, entre outros.

Como saber se é o momento de contratar?

Abaixo, listamos alguns dos indicativos que podem sinalizar que é chegado o momento de contratar uma auditoria externa:

  • Demanda por validação dos processos internos;
  • Busca por elevar a confiança no mercado;
  • Necessidade de aumentar a transparência;
  • Empresas em processo de crescimento acelerado;
  • Empresas que necessitam de compliance para receber investimentos de terceiros ou se alavancarem financeiramente.

Como escolher um provedor do serviço?

Seja qual for o seu objetivo ao realizar uma auditoria externa, o primeiro passo para escolher um provedor deste serviço é verificar se a empresa de auditoria possui todas as credenciais necessárias, como registro nos órgãos competentes: CRC, CFC, CVM.

O segundo ponto é analisar a própria empresa. Avalie a experiência dos sócios no setor, se seus colaboradores seguem um programa de educação continuada e se o fornecedor possui um sistema de revisão de qualidade em funcionamento

A IRKO Hirashima oferece o serviço de auditoria externa com profissionais qualificados. Além da auditoria independente, a empresa conta com os serviços de revisão limitada, aplicação de procedimentos previamente acordados, laudo contábil e asseguração limitada de relatório de sustentabilidade. Clique aqui e fale com a gente!

 

Sobre a IRKO Hirashima

A IRKO Hirashima foi fundada em 2017, originalmente como Irkonsult, empresa do Grupo IRKO — cuja atuação no país já soma mais de 65 anos. Em 2019, nos unimos à Hirashima Associados, companhia com 17 anos de mercado. Da união, surgiu uma marca ainda mais robusta na prestação de serviços nas áreas de Auditing, M&A, Risk Advisory, Tax Advisory e Accounting, entre outros, que vem crescendo exponencialmente.

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.

Temos como prioridades máximas o atendimento de excelência a nossos clientes e o desenvolvimento constante de nossa equipe. Por isso, fomos a primeira empresa da América Latina a oferecer a certificação internacional ACCA para todo seu quadro de colaboradores.

Nossos resultados também foram reconhecidos pela Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. A IRKO Hirashima figura nos rankings das melhores companhias brasileiras nos segmentos de Audit, IPO Readiness e Transaction Services.

Em 2021, como parte do Grupo IRKO, passamos a ser membros da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

Junto desta rede, fomos listados pelo IAB (International Accounting Bulletin) a 8º maior empresa de serviços profissionais do Brasil em faturamento.