Todas as empresas precisam seguir normas para garantir o sucesso de suas operações. São diversas regras relacionadas a tributos, funcionários e concorrência, além de diretrizes para procedimentos internos e externos. Elas têm a função de balizar as ações e disciplinar o comportamento de todos que fazem parte do negócio.
As políticas corporativas são criadas para assegurar que todos os procedimentos e condutas estejam em sinergia, facilitando o dia a dia de uma organização. São regras criadas de acordo com a realidade de cada entidade, e cabe aos gestores criar condições que garantam que todos os colaboradores estejam cientes (e sigam) todas as diretrizes da entidade.
Quer entender mais sobre as políticas corporativas e conhecer os seus tipos? Siga com a gente!
O que são políticas corporativas
Políticas corporativas são uma série de regras que atendem aspectos jurídicos e exigências legais relacionadas ao setor de atuação de uma empresa. Elas protegem a companhia de possíveis ações judiciais e esclarecem o que é esperado dos colaboradores. Cada negócio precisa desenvolver as próprias diretrizes, a fim de garantir que estejam adequadas às suas particularidades e perfil.
Esse conjunto de normas, que também podem ser importantes para a governança corporativa, tem como principais objetivos manter a ordem e garantir o bem-estar dos funcionários por meio do tratamento justo e equitativo. Portanto, deve atender não apenas os interesses comerciais dos gestores, mas também proteger os direitos dos trabalhadores.
O que considerar nas políticas corporativas
Quando elaboradas corretamente, as políticas corporativas se tornam um guia com detalhes de como as tarefas devem ser realizadas, padronizando as atividades de uma empresa. Esse manual deve estar alinhado com os valores e a missão da organização, assim como criar diretrizes para melhorar a produtividade e a rentabilidade.
Cada setor precisa ter suas próprias regras que, por sua vez, direcionam para o objetivo comum de proteger os negócios. É possível criar protocolos sobre diversas áreas, a exemplo de financeiro, contábil, tributário, trabalhista, fiscal, entre outras. A seguir, conheça os sete tipos de políticas corporativas mais comuns atualmente:
1 – Políticas internas
As políticas internas esclarecem processos e comportamentos esperados de seus colaboradores. Portanto, dizem respeito a direitos, proibições e obrigações, além de determinar como os trabalhadores devem agir durante a execução de suas atividades. Essas regras definem expectativas e orientam sobre o tratamento de diversas situações no local de trabalho.
2 – Políticas externas
As políticas externas se referem à maneira como a empresa irá se portar para o público de fora da organização, tais como clientes, fornecedores e a sociedade em geral. Trata-se de um conjunto de normas importante principalmente para corporações com matrizes e filiais ou que lidem com o mercado internacional, uma vez que ajuda a companhia a manter o mesmo padrão em todas as circunstâncias e construir uma boa reputação.
3 – Políticas solicitadas
Já as políticas corporativas solicitadas são as regras criadas a partir da demanda de subordinados aos gestores. Normalmente, são questões envolvendo bem-estar e tratamento equitativo da equipe. Tratam-se de aspectos fundamentais para os preceitos de não discriminação, redução da violência no trabalho e aceitação da diversidade como um fator positivo para os negócios. Portanto, promovem os direitos de todos os stakeholders.
4 – Políticas gerais
As políticas corporativas gerais fornecem orientação para colaboradores e administração. Essas regras são criadas para definir expectativas e orientar o tratamento das mais variadas situações, de forma eficaz, em todos os níveis da organização. Os procedimentos são a base para a segurança, a remuneração, o orçamento, o desenvolvimento e o sucesso do negócio.
5 – Políticas específicas
Políticas específicas, normalmente, abrangem questões de financiamento, pagamentos, vendas, compras, entre outras. Elas são aplicadas em procedimentos particulares e delimitadas conforme os departamentos de uma organização. A elaboração dessas regras e procedimentos também ajuda a organizar e gerenciar os setores em conformidade com a ética e demais princípios organizacionais.
6 – Políticas departamentais
As políticas departamentais são feitas para que os colaboradores sigam os padrões profissionais conforme as demais normas estabelecidas pelos órgãos públicos, de saúde ou pela lei. Esses regramentos tratam, por exemplo, das políticas de saúde ocupacional e segurança do trabalho. Eles abordam a responsabilidade social e corporativa, gerenciamento de dados e conhecimentos.
7 – Políticas impostas
As políticas impostas provêm da atuação de órgãos regulatórios, autoridades públicas, como sindicatos, sistema financeiro nacional, agentes do governo e outras entidades. Elas podem estar explícitas na legislação e passar por mudanças constantemente.
Vantagens das políticas corporativas
As empresas que contam com políticas corporativas podem ter diversas vantagens, tais como aumento da produtividade, economia de tempo dos colaboradores e melhorias de processos. As normas favorecem o aprimoramento da comunicação interna, o aumento da lucratividade, o maior controle e segurança das informações estratégicas – ou seja, são importantes para o sucesso do negócio.
Vale lembrar que as políticas corporativas precisam cumprir requisitos legais específicos. Uma empresa especialista na elaboração de regras pode garantir que as políticas estejam de acordo com as leis e normas que regem o setor de atuação da companhia.
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