Data driven: por que colocar a estratégia em prática na sua empresa

Há tempos, os dados fazem parte da rotina de qualquer empresa. Nos tempos atuais, no entanto, a quantidade deles cresceu – e muito! São informações sobre clientes, funcionários, produtividade, fornecedores, finanças e diversas outras fontes que, se olhadas com atenção, podem transformar uma organização. Isso porque a cultura data driven (orientada por dados, em português) permite mais assertividade na tomada de decisões e, assim, é estratégica para o sucesso dos negócios.

Para saber mais sobre o que é e por que colocar a abordagem data driven em prática na sua companhia, siga com a gente!

O que é data driven

Data driven é uma metodologia cujas decisões são guiadas pelos dados e não apenas pela percepção ou “feeling” dos gestores. Trata-se de uma abordagem que torna o planejamento estratégico mais assertivo, tornando a empresa mais competitiva no mercado. Inclusive, a cultura orientada por dados é um dos pilares da indústria 4.0, também conhecida como 4ª Revolução Industrial. 

Mais do que coletar e armazenar elementos, essa metodologia cruza informações para oferecer um panorama mais claro de mercado, clientes, concorrentes, fornecedores, cenário econômico, entre outros aspectos. Além da visão externa, o modelo permite uma perspectiva completa da própria organização.

Por que colocar em prática na sua empresa

Conforme mencionado, a cultura orientada por dados auxilia, principalmente, na tomada de decisões estratégicas de uma empresa. Reunimos seis motivos pelos quais os gestores devem colocar essa metodologia em prática:

  1. Tomar decisões informadas – Ao basear as decisões em dados precisos, o gestor aumenta as chances de tomar as melhores decisões. Os dados fornecem informações objetivas.
  2. Identificar padrões e tendências – A análise de dados permite identificar padrões e tendências de mercado que podem ser cruciais para o sucesso de uma empresa. 
  3. Otimizar processos – As informações podem revelar ineficiências e gargalos da operação. Ao identificar áreas de melhoria, é possível otimizar processos e reduzir custos.
  4. Melhorar o atendimento ao cliente – Dados da jornada do cliente ajudam a enxergar pontos problemáticos, além de permitir a compreensão das principais preocupações e necessidades dos clientes para melhorar a qualidade do atendimento.
  5. Mensurar desempenho – As métricas e os indicadores permitem avaliar objetivamente o desempenho da empresa, identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria. Assim, é possível alocar recursos de maneira mais precisa.
  6. Inovação: Os dados viabilizam a identificação de oportunidades e novas demandas do mercado. Dessa maneira, a companhia é instigada a desenvolver inovações para preencher essas lacunas.

Data driven na prática

Os cenários apresentados pela cultura data driven podem auxiliar em diversos setores da empresa. Por exemplo, com base nas informações coletadas por meio do acesso ao site da marca, curtidas nas redes sociais, abertura de e-mails promocionais e outras fontes, é possível personalizar ações de marketing para atrair e reter mais clientes.

Quando consideramos os dados internos, é possível identificar funcionários ociosos ou sobrecarregados para redistribuir as tarefas. Os dados também permitem analisar e melhorar a logística de uma indústria cruzando informações sobre nível de produtividade, volume do estoque e média de vendas.

Como tornar a empresa em uma organização orientada por dados

O primeiro passo para uma cultura data driven é o processo de digitalização de uma empresa. Hoje em dia, existem softwares específicos que reúnem e fazem o cruzamento de dados automaticamente – eles são um bom começo para passar a enxergar essas informações de maneira mais clara. Outras tecnologias, como machine learning e inteligência artificial, contribuem para a criação de planejamentos mais precisos. 

Contudo, mesmo com a automação da metodologia, as pessoas seguem tendo um papel importante no desenvolvimento estratégico das organizações. O pensamento crítico e a experiência humana, combinados aos insights baseados em dados, garantem resultados melhores para qualquer negócio. 

Além disso, a otimização e a automação de processos permitem que as pessoas se dediquem ao core business da companhia e ao relacionamento com o cliente.

 

Sobre a IRKO Hirashima

A IRKO Hirashima foi fundada em 2017, originalmente como Irkonsult, empresa do Grupo IRKO — cuja atuação no país já soma mais de 65 anos. Em 2019, nos unimos à Hirashima Associados, companhia com 17 anos de mercado. Da união, surgiu uma marca ainda mais robusta na prestação de serviços nas áreas de Auditing, M&A, Risk Advisory, Tax Advisory e Accounting, entre outros, que vem crescendo exponencialmente.

Nosso quadro societário inclui profissionais com a mais alta qualificação e ampla experiência, como ex-sócios e diretores das conhecidas Big4, e contadores com certificação internacional (CPA e ACCA). Nosso time conta ainda com profissionais que atuam ativamente no grupo de implementação de normas internacionais de contabilidade junto à IFRS Foundation / IASB. Nossos sócios, por sua vez, integram Conselhos e Comitês de grandes companhias de capital aberto no Brasil, com trajetória comprovada nas melhores práticas de governança.

Temos como prioridades máximas o atendimento de excelência a nossos clientes e o desenvolvimento constante de nossa equipe. Por isso, fomos a primeira empresa da América Latina a oferecer a certificação internacional ACCA para todo seu quadro de colaboradores.

Nossos resultados também foram reconhecidos pela Leaders League, agência de rating internacional amplamente conhecida ao redor do globo. A IRKO Hirashima figura nos rankings das melhores companhias brasileiras nos segmentos de Audit, IPO Readiness e Transaction Services.

Em 2021, como parte do Grupo IRKO, passamos a ser membros da SMS Latinoamérica, rede com presença em 21 países, reconhecida internacionalmente e credenciada junto ao Fórum de Firmas do IFAC.

Junto desta rede, fomos listados pelo IAB (International Accounting Bulletin) a 8º maior empresa de serviços profissionais do Brasil em faturamento.